03 maio 2011

Considerações finais ou não...

"There has been more change in the media world in the last five years than in the previous 500"
Peter Koran, Presidente da Media & Advertising, IAC

Num mundo em crescente mutação e evolução, as tendências, técnicas e formas de comunicação surgem a uma velocidade estonteante e torna-se cada vez mais difícil acompanhar ou ser o primeiro a adoptá-las.

Estas mudanças na sociedade fazem também com que seja cada vez mais necessário ser-se criativo e inovador na forma como se chega ao consumidor, porém convém perceber que não existem fórmulas mágicas e o que funciona com uma marca e um determinado tipo de consumidor, não tem necessariamente de funcionar com outras marcas ou tipos de consumidor. Isto porque a forma como cada um interage com as marcas é diferente e a própria forma de interacção das marcas com o consumidor é diferente de marca para marca.

Por isso, quando se desenha uma estratégia de comunicação convem conhecer e avaliar as diversas técnicas que estão disponíveis, ponderando todos os prós e contras da sua utilização, nunca esquecendo o historial da marca e o público para quem se vai comunicar, e decidir se determinada técnica se adequa ou não aos objectivos da estratégia e ao perfil da marca e do público-alvo.
O facto de existirem inúmeras técnicas e formas criativas e inovadoras de comunicar não significa que tenhamos de as utilizar todas, mas sim utilizar as que melhor respondem aos objectivos da nossa estratégia.

Por isso, a melhor forma de podermos estar um passo à frente da concorrência é estar atentos às mudanças do mercado e às ideias que surgem e ter uma atitude curiosa e de explorador, mas ao mesmo tempo crítica para poder avaliar as que melhor se adequem a um determinado problema numa determinada altura.

Fecho aqui esta segunda fase deste projecto, mas não irei dá-lo como fechado, irei continuar a alimentá-lo com ideias interessantes, criativas e inovadoras que encontre nas minhas observações do mundo...

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