02 maio 2011

Prosumer & Sellsumer

São muitas as tendências de consumo identificadas no mercado todos os anos, porém neste post irei apenas abordar duas dessas: o Prosumer e o Sellsumer.

Prosumer


Sim eu sei que a maioria já está farto de ver este vídeo, produzido pela empresa de Davide Casaleggio, mas ainda não encontrei outro que no meu ver explique de forma tão completa o que significa isto de se ser um prosumer, ou seja, um consumidor que também produz este conceito pode ser estendido ao facto de produzir conteúdos na web ou de produzir produtos, seja como por exemplo os crafters ou usando plataformas disponibilizadas por algumas marcas que permitem ao consumidor configurar o produto ao seu estilo
O conceito surgiu em 1972, no livro Take Today de Marshall Mcluhan and Barrington Nevitt, onde os autores sugeriram que com a tecnologia o consumidor tornar-se-ia produtor. Porém o termo só surgiu em 1980 com o futurologista Alvin Toffler no seu livro The Third Wave, onde o autor previu o advento do consumidor-produtor e do produtor-consumidor. Muitos outros autores pegaram no tema, mas apenas recentemente começou a ter uma elaboração teórica mais elaborada, muito devido ao boom desta tendência com a proliferação de plataformas na Internet que estimulam este tipo de consumidor, seja através da publicação de blogs, adesão às redes sociais, colaboração nos wiki ou participação em sites de opinião sobre produtos, etc.
A seguinte apresentação explica com recurso a exemplos de que forma o prosumer actua e que plataformas estão à sua disposição para poder dar o seu contributo na produção de conteúdos e produtos.

Um prosumer é um indivíduo que produz e consome informação, usa blogs e redes sociais para falar do que quer, é lido e seguido, aumentando assim a sua rede de influência através e a partir da redes. Percebe de tecnologia e é informado interage com as marcas, opina, é activo, é um agente de grande influência nas compras e hábitos de consumo. É alguém curioso, que descobre novas formas de utilizar os equipamentos e estimulam as indústrias a ir mais além. Um prosumer tem um alto poder de influência no consumo porque opinam e argumentam sobre produtos, marcas, serviços, causas, etc.
Com o boom das redes sociais qualquer um pode ser um prosumer, mais ou menos activo, porém também aumentou a possibilidade de nos cruzarmos com conteúdos que não têm qualquer relevância ou veracidade.

A Euro RSCG criou o Prosumer Report com o intuíto de "Propelling businesses and brands to the future first is the focal point of our work at Euro RSCG Worldwide – and the promise we make to our clients. To that end, we have made Prosumers an ongoing focus over the past decade.
Who are Prosumers? They are the men and women who are influencing markets all over the globe. Empowered by new technologies and improved access to information, Prosumers are highly knowledgeable and demanding consumers. What they are doing today, mainstream consumers are likely to be doing six to eighteen months from now.
Here is our full compendium of Prosumer Reports, with insights and information on a range of categories and topics, from food through to millennials."

Este Prosumer Report permite ainda que cada um de nós descubra o tipo de Prosumer que é, através de um quiz.

A um certo nível posso dizer que sou um Prosumer, produzo conteúdos nos blogs e redes sociais por onde ando, assim como consumo conteúdos produzidos por outros quer em blogs, quer em redes sociais, estabelecendo redes de contactos que a um certo nível me influenciam e que eu também influencio.
E vocês são também Prosumers ou não?


Sellsumer

Em Abril de 2009, Trendwatching.com, empresa independente de observação de tendências, publicou um relatório onde identifica o Sellsumer como o consumidor comum que também faz dinheiro em vez de apenas gastá-lo. O relatório diz que este consumidor vende as suas ideias às empresas, a sua produção criativa a outros consumidores, ou procede ao arrendamento de bens que não utiliza, sendo esta possibilidade facilitada pela democratização do acesso à internet e pela aumento de procura e oferta online, alimentada por uma recessão global que deixou os consumidores com problemas de liquidez.
"The sellsumers phenomenon is yet another manifestation of the mega-trend that is "consumer participation".". Existem hoje em dia, muitas maneiras de as pessoas poderem fazer dinheiro com coisas que eles possuem, seja espaços de estacionamento não utilizados ou o excesso de energia.

Trendwatching.com apresentava nesse relatório os seguintes sites como exemplos de potenciadores desta tendência, possibilitando ao consumidor disponibilizar o que tenha para vender:

Estacionamento - Parkingspots nos EUA e no Canadá põe em contacto quem tem lugares de estacionamento para alugar com quem precisa deles numa base mensal. No Reino Unido, Irlanda, Canadá, EUA, Austrália, Nova Zelândia e Holanda, ParkAtMyHouse oferece um serviço similar.

Armazenamento - Spare foot oferece anúncios para aluguer de espaço para armazenamento, recolhendo fees pelos anúncios e efectuando contratos de aluguer personalizados. Do mesmo género existe também Store at My House.

Camping - O Sueco Single Spot Camping, colocando em contacto quem tem um pedaço de terra adequado com quem procura um lugar para montar uma tenda.

B & B - Ar BNB é um mercado online que permite aos moradores ganhar dinheiro alugando o seu espaço extra, como alternativa de alojamento para viajantes cansados de hoteis.

Espaço - Uma combinação da oferta dos sites acima apresentados, Spareground é um mercado para practicamente qualquer tipo de espaço não utilizado. Os consumidores com espaço para compartilhar simplesmente criam um anúncio com a sua descrição, localização e preço. Aqueles que procuram espaço, buscam por categoria ou palavra-chave e, em seguida, contactam directamente o proprietário para combinar os termos de utilização.

Power - existem regimes ao redor do mundo que pagam aos consumidores de electricidade o excesso que eles geram, por exemplo, a partir da energia solar. No Reino Unido, a Ecotricity paga aos clientes que querem vender para a rede.

Cartões Presente - GiftCardRescue é um serviço que permite aos usuários trocar cartões presente indesejados. Os consumidores criam uma conta e fornecem detalhes do cartão que têm e a GiftCardRescue indica um valor de resgate. 

Empregos - baseada na Nova Zelândia Hire Thinks, oferece um mercado online de aluguer para micro-empresas. Pense tem tudo, desde talheres a barcos.

Publicidade - o francês carvertiser Liberty Drive oferece um programa que premia os proprietários de carros Smart na França e Suíça por participarem em campanhas de carvertising, pagando até 100 euros por mês.

Jóias - Red Swan oferece dinheiro em troca de jóias indesejadas. Com um conceito semelhante, existem ainda o Ex-Boyfriend Jewelry e o My Gold Party.

Entregas - site francês Colis-Voiturage visa reunir pessoas que tenham encomendas para enviar e motoristas que tenham viagens planeadas para o mesmo destino. Do mesmo género existe na Alemanha o Raumobil

Artes e Ofícios - Etsy, o lugar para comprar e vender coisas feitas à mão. Spoonflower na Carolina do Norte, permite aos seus utilizadores criar e imprimir os seus próprios tecidos, tendo ainda a intenção de permitir aos designers vender os seus tecidos no site.

Blogging - na Suécia, o jornal gratuito Metro criou o Metrobloggen, um serviço get-paid-per-view-blogging. Qualquer um pode criar um blog em Metrobloggen e quando um blog individual atinge 5.000 page views por mês, o Metro envia um MasterCard creditado com 150 coroas suecas ao autor.

De destacar ainda o Ebay onde é possível disponibilizar qualquer tipo de bem que se pretenda vender.

Esta é uma tendência de consumo que deveremos ter em conta num mercado como o português devido à actual crise que atravessamos, a criação de um site do género dos acima apresentados pode ser uma boa oportunidade de mercado.

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