02 maio 2011

GeoMarketing

Segundo a Wikipédia,  o GeoMarketing ou Marketing Geográfico, define-se como uma abordagem ao marketing que permite a adaptação do Marketing-mix ao modo como o Mercado se organiza no espaço, ou seja, permite a análise das variáveis relevantes para o Marketing através da visualização desses dados em mapas geográficos, sendo assim uma ferramenta de optimização de decisões.

No video apresentado em baixo, é dada uma defenição simplificada e resumida de o que é, porque é que as empreas usam e como é que usam o GeoMarketing.

Apesar de o GeoMarketing sempre ter sido considerado pelo Marketing, seja pela divisão dos mercados por zonas ou países, só nos últimos anos com o desenvolvimento e generalização das tecnologias de Sistemas de Informação Geográfica (GIS) permitiu que o GeoMarketing se torna-se uma ferramenta cada vez mais comum e importante na elaboração da estratégia de Marketing das empresas.

Fernando Schmiegelow, num artigo no site Pensando Marketing, refere que o Geomarketing é hoje uma peça fundamental na tomada de decisões, uma vez que a utilização de sistemas que permitem a interligação entre mapas digitais, softwares GIS e outras bases de dados (dados sobre consumidor, lojas, concorrência, etc.), permite analisar tendências de mercado, oportunidades de negócio, monitorizar a concorrência, lançar campanhas de marketing, etc., de uma forma mais optimizada, permitindo aos gestores de marketing minimizar os erros e a subjectividade que uma decisão pode comportar.
Schmiegelow diz ainda, que para que uma estratégia delineada através do GeoMarketing seja aplicada com sucesso e possa gerar resultados, tem que se definir quais as variáveis críticas que influenciam o negócio; aqui não interessa a quantidade de informação que se tem do mercado, mas sim qual a mais relevante para a análise e para o negócio da empresa; e qual é, claramente, a área de influência, ou seja quais as actividades e pólos geradores de tráfego para o negócio.

O recurso ao GeoMarketing permite uma optimização das estratégias de marketing de uma forma mais adaptada aos segmentos pretendidos, o geomarketing permite obter dados sobre o consumidor do tipo: Onde está? Que tipo de actividades tem? O que compra? Onde compra? (etc.) E muitas vezes, este tipo de respostas é o próprio consumidor que dá, através de redes sociais, como por exemplo no Foursquare, Facebook ou Twitter. No video abaixo é descrito de forma simplificada as potencialidades que redes como estas podem trazer para um negócio e para a comunicação com o consumidor:


Pelo que li sobre este tema ao longo da minha pesquisa, considero que o GeoMarketing é uma ferramenta a ter em consideração quando se delineia uma estratégia de marketing, uma vez que, cada vez mais, devido às rápidas mudanças que se processam na sociedade, é difícil chegar a todos, por isso torna-se crítico chegar aos consumidores que nos são mais leais ou encontrar potenciais consumidores que ainda não atingimos, e para isso torna-se importante saber onde estes se encontram, o que fazem e o que querem (etc.) e é aqui que entra o GeoMarketing, possibilitando uma melhor análise do mercado, optimizando a segmentação do mesmo por forma a possibilitar uma melhor adaptação de todo o marketing-mix ao target que pretendemos atingir.

Esta é a minha perspectiva sobre o assunto e vocês o que pensam?

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