03 maio 2011

Social Media Marketing

Para uma melhor compreensão do que é o Social Media Marketing convém perceber o que são os Social Media e de que forma surgiram e evoluíram, o que pode ser verificado nos dois quadros abaixo:




Mas também convém entender o que é isto de Social Media e como funciona e que forma mais simples de o perceber do que através do visionamento do vídeo produzido pela Commoncraft:
Agora que já sabemos o que são os Social Media então o que é o Social Media Marketing?
Este é o potenciar das plataformas que os Social Media nos disponibilizam em prol da comunicação das marcas.

Esta técnica de comunicação acrescenta um novo canal poderoso que não altera apenas como se utiliza o mix de opções, mas que cria novas formas de interagir, por exemplo:
  • Permite combinar diversos media – texto, som, vídeo, etc – numa única mensagem, o que pode resultar em comunicação mais direccionada às especificidades de um determinado público-alvo. Em contraste com os mass media, a Internet permite desenvolver comunicações específicas para subsegmentos do mercado de uma organização.
  • É interactiva, envolvendo o seu público activamente,numa comunicação de dois sentidos. Isto requer uma nova maneira de pensar sobre o copy da mensagem publicitaria e ao mesmo tempo de como lidar com a relação com o público. O retorno, é um público alvo auto-seleccionado, envolvido e activamente participante no processo de comunicação.
  • Comunicação de dois sentidos, não é nada de novo, mas esta técnica criou uma nova forma de comunicação de muitos-para-muitos, que permite grupos geograficamente distribuídos comunicarem interactivamente e simultâneamente através de texto, imagem, som e vídeo. Desta forma, já se vê organizações que patrocinam, suportam ou moderam fóruns de discussão sobre assuntos, produtos, estratégias, entre outros temas. Os patrocínios também são feitos em motores de busca, blogs, entre outros que possam ser de interesse para a organização e os seus públicos.
  • É utilizada por muitas organizações como ferramenta de comunicação interna, por forma a facilitar e melhorar o trabalho de equipa. Diversos indivíduos podem trabalhar em diferentes locais nos mesmos documentos, realizar reuniões e integrar resultados de pesquisa.
  • Remove o poder dos gatekeepers da comunicação, quer para os efeitos positivos, quer negativos. A maioria das organizações está habituada a controlar as mensagens que saem para os seus públicos, através dos gestores, porta vozes e outros. Mas com a Internet, os públicos da organização começam a trocar impressões entre si, requerendo novas abordagens e uma nova ênfase no ouvir e reagir, e não apenas no falar.
  • Passa a ter a capacidade de transmitir e receber grandes quantidades de informação de forma rápida de e para os indivíduos e os grupos de trabalho em todo o mundo. Altera as fontes e profundidade do nível de conhecimento dos públicos da organização.
Social Media Marketing é uma técnica de comunicação que quando bem implementada, pode apresentar um ROI (return on investment), muito mais vantajoso que o de técnicas direccionadas para os mass media. Quando bem monitorizada, permite obter dados e reacções imediatas do público, em relação a uma campanha ou mensagem veiculada pela organização. Permitindo ajustar a mesma, imediatamente de forma a se adaptar melhor às especificidades do público-alvo a que se destina.


Como disse acima esta é uma técnica que tem de ser bem controlada e gerida, porque uma marca que decida fazer Social Media Marketing tem de estar preparada para um diálogo aberto com o consumidor, e perceber que para conseguir criar engagement com este tem de produzir conteúdos relevantes para ele e que o mantenham envolvido e em interacção com a marca. Um consumidor altamente envolvido vai estar mais disposto em partilhar e sugerir a marca.

Mas há que ter em conta que num meio como este, uma má experiência de um consumidor pode ter uma projecção catastrófica para a marca, por isso volto a frisar a necessidade de um controlo constante de todo o processo de comunicação nos Social Media.

Os Social Media têm um enorme potencial para as estratégias de Marketing das marcas e a apresentação abaixo, de Stephen Davies da 3WPR explica o que é esta técnica, o que ter em conta e como fazer:
Para finalizar deixo ainda duas apresentações, uma sobre as últimas inovações em Social Media & Digital Marketing, e a outra, sobre 17 Social Media Marketing Trends para 2011:

Sem comentários:

Enviar um comentário